Revista fez ranking das mulheres mais influentes do mundo. A modelo brasileira Gisele Bündchen também aparece, mas na 60ª posição
A presidente Dilma Rousseff acaba de ser ‘eleita’ a terceira mais influente do mundo, segundo ranking publicado pela revista ‘Forbes’, divulgada na quarta-feira (24/8). A primeira colocada foi a chanceler alemã, Angela Merkel, seguida da secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton. Da lista, ainda aparece outra brasileira, a modelo Gisele Bündchen, em 60º lugar, numa lista de 100 mulheres.
Além das tradicionais figuras da política mundial, participam da lista mulheres ligadas ao empresariado, mídia e entretenimento. “Nossa lista reflete os caminhos diversos e dinâmicos em direção ao poder para as mulheres hoje, seja liderando uma nação ou definindo a pauta de questões críticas da nossa época”, afirmou Moira Forbes, presidente e editora da ForbesWoman, em nota à imprensa divulgada juntamente com o Ranking.
Incluindo Dilma Rousseff, a lista é integrada por 8 mulheres chefes de Estado, 29 executivas de primeiro escalão e várias celebridades, totalizando as cem mulheres mais influentes do planeta, segundo avaliação da ForbesWoman. Somente as mulheres ligadas aos mundos político e empresarial, controlam orçamentos que totalizam US$ 30 trilhões (12 vezes o PIB do Brasil, atualmente estimado em US$ 2,5 trilhões; o PIB – Produto Interno Bruto é a soma de toda a riqueza produzida por um País durante um ano).
A ForbesWoman justificou a inclusão de Dilma no terceiro posto, por ter sido eleita presidente da maior potência econômica da América Latina e única mulher no topo do poder dos países do chamado BRICS – Grupo dos países emergentes, integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. “Ao longo das múltiplas esferas de influência, essas mulheres alcançaram o poder por meio da conectividade, habilidade de construir uma comunidade ao redor de organizações que elas supervisionam, países que lideram, causas que encabeçam e marcas pessoais”, afirmou a ForbesWoman. No ano de 2010 a primeira dama dos EUA Michele Obama foi eleita a primeira do ranking. Neste ano ela figura em oitavo lugar.
A LISTA
Veja a lista das 20 mulheres mais poderosas do mundo, segundo a Forbes:
01. Angela Merkel, 57, chanceler da Alemanha
02. Hillary Clinton, 63, secretária de Estado dos Estados Unidos
03. Dilma Rousseff, 63, presidente do Brasil
04. Indra Nooyi, 55, presidente-executiva da PepsiCo
05. Sheryl Sandberg, 41, diretora operacional do Facebook
06. Melinda Gates, 47, cofundadora da Fundação Bill & Melinda Gates
07. Sonia Gandhi, 64, presidente da Índia
08. Michelle Obama, 47, primeira-dama dos Estados Unidos
09. Christine Lagarde, 55, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional
10. Irene Rosenfeld, 58, executiva-chefe da Kraft Foods
11. Lady Gaga, 25, cantora americana
12. Jill Abramson, 57, editora-executiva do “New York Times”
13. Kathleen Sebelius, 63, secretária de Saúde dos Estados Unidos
14. Oprah Winfrey, 57, apresentadora de TV americana
15. Janet Napolitano, 53, secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos
16. Susan Wojcicki, 43, diretora de marketing do Google
17. Cristina Kirchner, 58, presidente da Argentina
18. Beyoncé Knowles, 29, cantora americana
19. Georgina Rinehart, 57, bilionária e ativista ambiental australiana
20. Cher Wang, 52, presidente e cofundadora da HTC
(Fato Expresso, com informações de Agências Internacionais. Veja a publicação original em: http://www.forbes.com/wealth/power-women)